piscinas-naturais-do-bessa-conhecida-como-caribe-paraibano-e-possivel-realizar-passeios-ecologicos-e-aquaticos-como-stand-up-paddle-e-caiaque-nos-recifes-5-scaled

Paraíba: João Pessoa e suas belezas mais secretas

Paraíba, tão ou mais bela que as outras capitais do Nordeste, é detentora de praias maravilhosas, charmosas, pouco exploradas e, o melhor, calmas.

Cidades como a capital João Pessoa, Cabaceiras, Araruna, Areia e Campina Grande surpreendem o turista pela generosidade de biomas, seja no litoral, caatinga ou mesmo no agreste.

João Pessoa possui praias e paisagens surpreendentes e ainda pouco exploradas pelos turistas –por esse motivo são tão exuberantes–, sendo um daqueles lugares que encanta qualquer visitante, pois consegue harmonizar as belezas naturais com traços de modernidade, sossego e aconchego. É a típica cidade que você tem que ver para crer e vivenciar tudo que ela proporciona.

A principal vantagem de João Pessoa sobre a maioria das capitais nordestinas é que não é preciso sair da cidade para aproveitar as melhores praias.

Crédito: Eduardo AndreassiNa piscinas naturais do Bessa é possível realizar passeios ecológicos e aquáticos como stand Up paddle e caiaque nos recifes

Conhecida por ser uma cidade calma, cheia de belezas naturais e de povo caloroso e hospitaleiro, João Pessoa tem despontado como um refúgio ideal para quem quer morar bem.

Com uma excelente estrutura –inúmeros bares, restaurantes, hotéis, receptivos de passeios, aeroporto internacional, transporte público, centro de apoio aos turistas-– é carinhosamente (e não por menos) chamada de “Jampa”, sendo local ideal para pessoas que procuram sossego, segurança e belas paisagens.

Pelo fato de João Pessoa estar localizada no extremo oriente da América do Sul, é a primeira cidade do país a receber os raios de sol durante as manhãs, por volta das 5h.

João Pessoa

Crédito: Eduardo AndreassiAmanhecer em João Pessoa, a primeira cidade do país a receber os raios de solares

E é exatamente por isso que o movimento na cidade começa cedo, onde dezenas de pessoas transitam nos calçadões e ciclovias das praias, seja caminhando, fazendo exercícios, andando de bike ou patins.

Durante o dia proporciona muito lazer e beleza para quem freqüenta sua orla e os convidativos passeios de barco que os leva para as piscinas naturais, popularmente conhecidas como o “Caribe Paraibano”. Afinal, além da calmaria do mar verde-azulado, suas águas mornas são um convite à parte para um bom mergulho e muita diversão.

Já de noite, sua famosa – e deliciosa- gastronomia e uma vida noturna agitada atraem turistas sem deixar de lado aquele ar de cidade acolhedora, pacífica e bastante receptiva. Um quesito muito importante para o turismo local.

Centro Histórico de João Pessoa

Fundada em 1585 às margens do rio Sanhauá, o centro histórico de João Pessoa é reconhecido como Patrimônio Nacional desde 2007, sendo um dos maiores e mais importantes sítios históricos do país e de grande importância na época da colonização do Brasil.

João Pessoa

Crédito: Eduardo AndreassiIgreja de São Francisco, um dos mais importantes complexos barrocos do país

A partir da segunda metade dos anos 1960, com a ocupação da orla, a economia da área perdeu um pouco de sua importância de outrora. Os bairros do centro comportam a maior parte das áreas que são objeto de tombamento pelos órgãos de proteção ao patrimônio: dentre elas, como a Rua das Trincheiras e as proximidades da Rua Odon Bezerra, no bairro de Tambiá.

João Pessoa

Crédito: Eduardo AndreassiO Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, ambos construídos no século 16 e tombados pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba)

Dicas: Tire meio dia para visitar essa parte de João Pessoa e conhecer um pouco da importância dessa cidade nos tempos do Brasil Colônia. Aproveite e visite algumas construções que compõem o rico conjunto arquitetônico da capital. Entre as preciosidades, a Igreja de São Francisco, que levou 200 anos para ficar pronta e a igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Praias

A Paraíba possui 130 km de litoral, com mais de 60 praias que esbanjam no quesito beleza e tranquilidade.

Nos arredores de João Pessoa ficam praias como a do Coqueirinho –uma das mais bonitas do Brasil– e a de Tambaba, dedicada ao naturismo.

 

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *